Como acabar com as dívidas do cartão de crédito

Muitos orçamentos domésticos têm sido prejudicados pela falta de controle das finanças. Muitas pessoas gastam mais do que se ganham, e acabam acumulando dívidas do cartão de crédito.

Isso se deve à facilidade de conseguir um cartão hoje em dia. É difícil encontrar pelo menos uma pessoa que não tenha um cartão de crédito em sua carteira.

Mais difícil ainda é encontrar uma pessoa que não acumulou dívidas do cartão de crédito, e com isso perdeu noites de sono pensando em como resolver essa questão.

Como as dívidas do cartão de crédito são feitas

O hábito do pagamento mensal da fatura do cartão faz com que muitos projetos do futuro sejam colocados de lado. E causam um acúmulo do pagamento das principais despesas.

Sair dessas dívidas e ter uma vida financeira organizada é o sonho de muita gente. Para que você consiga estabilizar suas finanças e acabar com as dívidas do cartão de crédito, é preciso seguir algumas dicas.

Conheça algumas dicas para evitar as dívidas do cartão de crédito

  1. Dê um tempo nos gastos e liste suas dívidas: Controlar as contas não é uma coisa muito fácil, isso exige muita disciplina e autoconhecimento. Evite os gastos sem necessidade, e para os que não tiver como serem excluídos, opte por mais parcelamentos.
  2. Pague à vista: Prefira realizar o pagamento de sua compra à vista, quando você opta por essa forma de pagamento, você pode pedir desconto. E dependendo da loja esses descontos são significativos no final do mês;
  3. Não atrase o pagamento do cartão: Não pagar a fatura do cartão no dia do seu vencimento, faz com que os juros só aumentem o valor final. Fazendo com que vire um efeito bola de neve aumentando as dívidas do cartão de crédito;
  4. Saia sem o seu cartão: Prefira sair de casa sem o seu cartão de crédito, assim você não cai em tentação e acaba comprando o que você não está precisando;
  5. Cancele a assinatura: Uma das maneiras mais fáceis de acabar com as dívidas do cartão de crédito é não ter um. Mas se você é dessas pessoas que não vive sem um, cancele os demais cartões que você possuir, fique apenas com um para o caso de emergências.
  6. Faça um empréstimo: No caso de não conseguir pagar a fatura do cartão, veja a possibilidade de realizar um empréstimo para quitar essa dívida.

Em muitos bancos ou financeiras é possível conseguir um empréstimo com taxas de juros bem mais baratas do que as cobradas pelo cartão.

  • Tenha um aplicativo de finanças: Com tanta modernidade nos dias de hoje, você pode utilizar os aplicativos financeiros que dão um suporte sobre todos os seus gastos. Com ele você consegue visualizar como tem gastado seu dinheiro.

Vantagens do cartão de crédito

Umas das principais vantagens do cartão de crédito é sua praticidade. Mas muitas pessoas utilizam o cartão pelo fato de poderem realizar suas compras ou serviços sem ter o dinheiro no ato.

Outro fator importante na utilização dos cartões de crédito, é a segurança em realizar comprar de valores altos sem ter que andar com a carteira cheia de dinheiro, correndo o risco de perde-lo ou de ser roubado.

Outras vantagens que o cartão oferece aos que dele fazem uso são: descontos em cinema, exposições, feiras e o acumulo de milhas que podem ser trocadas em passagens aéreas.

Mas lembre-se, isso é apenas uma consequência do uso do cartão. Você não deve fazer o uso desenfreado pensando apenas nesses benefícios.

Agora que você já sabe que com organização é possível acabar com as dívidas do cartão de crédito. Com sabedoria você pode fazer uso adequado, para não entrar mais no vermelho, e utilizar de todas as vantagens que o cartão de crédito oferece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *