Como ter experiência se é o primeiro emprego?

Essa é uma pergunta e tanto, vamos combinar: como ter experiência se é o primeiro emprego? Se esse questionamento pesa na sua cabeça a gente te garante que você não é o único atormentado por essa dúvida.

O mercado sempre é o primeiro a exigir que você tenha conhecimento laboral anterior a sua tentativa de emprego do momento, mas para quem está procurando o seu espaço agora na sua área isso parece quase impossível de ser realizado, por mais que a pessoa tente, lute e persista!

A nossa dica é que você, portanto, leia o nosso texto abaixo, onde vamos discutir como ter experiência se é o primeiro emprego. Aproveite os nossos apontamentos e aprenda muito com cada um deles!

Descubra como ter experiência se é o primeiro emprego

Essa é uma pergunta pesada de se responder. A maior parte das pessoas parece sofrer muito para aceitar que é difícil ter experiência se é o primeiro emprego, e o mercado não ajuda, exigindo uma postura já preparada de gente que está começando a vida laboral agora.

Seja como for a gente quer ajudar, e é por isso que abaixo vamos te mostrar como agir nesse tipo de situação e o que você pode fazer para facilitar o seu caminho. Aproveite os nossos apontamentos e vamos juntos para a vitória:

  • Faça freelancer – Isso mesmo! Se ninguém ainda te deu uma oportunidade e você está se perguntando como ter experiência se é o primeiro emprego a resposta é essa mesmo: se jogue no freela da sua área!

Isso vai ser bom, porque vai te dar portfólio, e com esse portfólio você vai conseguir mostrar que sabe o que está fazendo e que não é um completo iniciante no seu meio. É um diferencial de contratação, sem sombra de dúvidas;

  • Faça trabalho voluntário – Esse é um outro caminho para conseguir mostrar serviço sem ainda ter tido uma oportunidade laboral. O melhor é que para a maior parte das empresas seu esforço em voluntariar mostra uma consciência social invejável, que não vai servir apenas para encher o seu currículo, mas também para te destacar dos demais concorrentes;
  • Faça cursos diversos – Fazer cursos é uma maneira de ganhar bagagem para quando a vaga dos seus sonhos chegar. Quanto mais preparado você estiver menos vão focar na sua experiência e mais vão olhar para a sua forma de se colocar à disposição do aprendizado, do conhecimento e da atualização constante;
  • Faça networking – Essa é outra maneira de você brilhar em uma entrevista sem ter experiência. Se você chega indicado a maior parte das pessoas que vão te avaliar já te olha de maneira positiva, o que é maravilhoso.

A confiança de alguém confiável em você às vezes conta mais do que anos na área, então busque seus amigos, colegas e não tenha medo de ser aquele que pede ajuda;

  • Faça um intercâmbio – Seja profissional ou de estudo, em muitos casos ele vai abrilhantar seu currículo de forma tão evidente que vai ser difícil a concorrência (ainda que cheia de experiência) competir. É claro que isso custa dinheiro e pode pedir que você invista um tempo que não tem agora, mas pensando de forma consciente talvez o esforço se justifique;

Como você pode ver saber como ter experiência se é o primeiro emprego é super desafiador, mas seguindo as nossas dicas você vai conseguir. Aproveite os nossos apontamentos ao máximo e vamos juntos, porque a vida laboral de sucesso te espera agora mesmo! Clique aqui e saiba mais! Qualquer dúvida não deixe de comentar! Vamos dialogando, somando e ganhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *