Como fazer uma boa entrevista de emprego?

Fazer uma boa entrevista de emprego é certamente um desafio para a maior parte das pessoas. Quase ninguém se dá bem de primeira, e isso não tem a ver com não ter experiência, mas com não ter conhecimento de fato sobre esse sistema.

Os processos seletivos são complexos e cheios de armadilha, e a verdade é que quase todo mundo chega para esse tipo de situação completamente perdido, confuso e sem ter certeza do que pode fazer e do que jamais deveria.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar sobre como fazer uma boa entrevista de emprego, que te destaque e que te dê a chance de conquistar aquela vaga que está na sua mente, nos seus sonhos e nos seus maiores desejos. Confira as nossas dicas e aprenda, porque não há nenhuma dúvida de que vai valer super a pena!

Saiba como fazer uma boa entrevista de emprego a partir de 5 dicas

Fazer uma boa entrevista de emprego não é fácil mesmo. A gente, no entanto, quer te ajudar a chegar lá, e é por isso que vamos te dar dicas fundamentais, mais precisamente 5, que vão colaborar na sua realização. Veja a seguir:

  1. Se vista adequadamente – Esse é um erro que muita gente comete na hora de fazer uma boa entrevista de emprego. A pessoa vai de bermuda, chinelo, às vezes decote ou maquiagem exagerada e acha que está abafando, ou que ninguém vai se incomodar.

Vão sim. A verdade é essa. Vão e muito! Todo mundo vai reparar no seu desleixo e no seu exagero para se arrumar para esse tipo de ocasião, então uma camisa branca, uma calça jeans e um bom sapato são o seu kit sobrevivência nos processos seletivos. Vale dizer que a proposta vale tanto para homens quanto para mulheres;

  • Não minta nunca – Inventar que você fez e aconteceu em vários momentos da sua carreira ou da sua vida acadêmica é um erro horroroso. Isso porque dá para descobrir se você está falando a verdade ou não (com pesquisa) e pior: porque a maior parte dos profissionais que faz as entrevistas sabe detectar como poucos os mentirosos.

Você pode estar inseguro da sua fala, das suas palavras, da melhor forma de colocar em diálogo as suas experiências, mas isso é diferente de inventar, de criar. Poucos escapam dos olhos e ouvidos atentos dos entrevistadores;

  • Conheça a empresa – Uma dica para se destacar em uma entrevista é conhecendo mais sobre a empresa de interesse. Claro que você não precisa saber tudo, mas pode saber um pouco.

Ter noção da história do negócio, dos seus valores e princípios, dos seus objetivos e da sua visão de mercado é uma forma de contar ao entrevistador que você realmente quer trabalhar nesse espaço, e isso tem um peso enorme;

  • Prepare-se para algumas perguntas – Certas perguntas são clássicas nas entrevistas. É muito comum que te questionem sobre as suas intenções na empresa, sobre como você se destacou nos seus últimos cargos (ou na sua vida acadêmica) e também quais são suas maiores qualidades e seus maiores defeitos. Responder tudo isso fluidamente é fundamental;
  • Se acalme – Ficar em pânico não vai adiantar. Faça exercícios de respiração, escute músicas que te deixe mais relaxado e converse com aquela pessoa que te dá força sem te cobrar. Assim vai ser mais fácil passar por esse momento sem tanto nervosismo;

Como você pode ver fazer uma boa entrevista de emprego é desafiador mesmo. A nossa dica é que você aproveite bem as nossas orientações e se jogue em cada uma delas, porque assim vai ser mais fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *