5 passos para voltar ao mercado de trabalho

Voltar ao mercado de trabalho pode parecer algo completamente impossível se você está afastado há muito tempo, enfrentando um período sabático forçado nos piores moldes do desemprego.

Se serve de consolo é importante entender que não é só você que está enfrentando uma barra na vida laboral. Se recolocar no sistema está difícil porque as oportunidades são mesmo poucas no presente momento, e com isso a exigência cresce consideravelmente.

Tendo isso em vista, de que forma você pode agira para conseguir voltar ao mercado de trabalho? Se você quer saber nós temos 5 dicas que podem ajudar nesse sentido! Vale a pena conferir cada uma delas a seguir!

Descubra como voltar ao mercado de trabalho a partir de 5 passos básicos

Voltar ao mercado de trabalho pode ser o seu maior desejo no momento, mas para ele se realizar você tem que lutar. Como? Bem, temos algumas dicas para te dar, que podem ser muito úteis! Confira abaixo as 5 principais:

  1. Seu currículo tem que ser objetivo – Não adianta encher seu currículo de firulas. Ele precisa ser objetivo, ser direto e ser simples, para que os interessados leiam rapidamente e absorvam com facilidade o que há para ser absorvido. Nada de complexidade e de grandes exageros. Quanto mais claro e conciso você for melhor;
  2. Seus contatos precisam ser ativados – O networking é uma ferramenta poderosa para você voltar ao mercado de trabalho. A maior parte das pessoas demonstra um certo constrangimento de pedir indicação, mas esse não pode ser o seu caso de maneira nenhuma!

Aliás, não só peça que falem de você e repassem seu currículo, mas também peça dicas e apontamentos. Se coloque no lugar de aprendiz que tem muito a absorver e a ganhar;

  • Seus cursos precisam ser atualizados – E não importa se você já tem MBA ou pós-doutorado. Essa realidade vale para qualquer pessoa que quer se recolocar no jogo!

Você precisa se atualizar, se concretizar dentro das demandas atuais, e se não for o caso de fazer um curso de formação é certamente o caso de buscar uma orientação para retomar sua capacidade de ser desejado pelo mercado. Busque se for necessário consultoria e mentoria, mas não deixe de estar atualizado nunca;

  • Seu currículo tem que estar nas redes sociais – Alguns trabalhadores mais clássicos não parecem curtir a ideia, mas se você quer voltar ao mercado de trabalho não dá para só ficar distribuindo currículo de porta em porta.

Você precisa também ter o seu material nas redes sociais, não só aquelas voltadas ao meio laboral (como Linkedin), mas todas. Não deixe de ser visto e não perca a chance de um contato vantajoso;

  • Seu currículo e portfólio ganham com trabalhos temporários e freelancers – Vale a pena considerar essas duas opções se está complicado se colocar no mercado. Não é o ideal e a gente sabe, mas é uma forma de ir ganhando um dinheiro, ir se mostrando e ir fazendo o seu caminho até retornar ao sistema.

Claro que vai ser mais trabalhoso e vai ter menos garantias que um trabalho tradicional, mas oportunidades não devem ser desperdiçadas ainda que elas não sejam mesmo as ideais;

Como você pode ver voltar ao mercado de trabalho é algo complexo, desafiador e muito trabalhoso. Não deixe de seguir as nossas dicas porque com certeza você estará mais próximo dessa conquista. Para ver mais textos sobre o meio laboral e o que fazer para vencer na sua carreira não deixe de clicar aqui! Boa sorte nesse processo e conte conosco para tudo que precisar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *